Como usar a canela para Emagrecer

A canela é um condimento aromático muito utilizado em diversos pratos, mas que também pode ser consumido na forma de chá ou tintura. Este condimento, quando associado a uma alimentação equilibrada e à prática regular de atividade física, ajuda a favorecer a perda de peso e pode, até, ajudar a controlar a diabetes.
A canela é rica em mucilagens, gomas, resinas, cumarinas e taninos, o que lhe confere propriedades antioxidante, anti-inflamatória, digestiva e hipoglicêmicas que ajudam a diminuir o apetite e a controlar os níveis de açúcar no sangue. Podendo até ser utilizada para substituir o açúcar, já que tem um sabor ligeiramente adocicado.
Como usar a canela para Emagrecer

Benefícios da canela para emagrecer

A canela pode ser usada para emagrecer porque ela melhora a eficácia da insulina, sendo útil para controlar os níveis de açúcar no sangue. Além disso, inibe algumas enzimas pancreáticas, permitindo diminuir o fluxo de glicose na corrente sanguínea, o que ajuda a evitar os picos de insulina após comer. Tudo isto permite que a pessoa mantenha níveis de açúcar melhor regulados, além de ajudar a controlar a fome.
Além disso, por ser rica em mucilagens e gomas, a canela ajuda a aumentar a sensação de saciedade e a diminuir a ansiedade por doces, facilitando também a digestão e ajudando a eliminar os gases acumulados. Devido ao seu sabor doce, a canela também ajuda a diminuir as calorias ingeridas ao longo do dia, já que pode ser usada para substituir o açúcar em alguns alimentos.

É ainda possível que a canela induza o processo de termogênese e aumente o metabolismo, fazendo com que o corpo queime mais calorias, utilizando a gordura acumula a nível abdominal. No entanto, são necessários mais estudos para comprovar este efeito sobre o processo de emagrecimento.
Confira os benefícios da canela no vídeo seguinte:

Como utilizar a canela

Para conferir o benefício de facilita a perda de peso, a canela deve ser consumida na quantidade de 1 a 6 gramas por dia, podendo ser utilizada das seguintes formas:

1. Chá de canela

O chá de canela deve ser preparado diariamente e pode ser mantido dentro ou fora da geladeira. Para preparar é preciso:
Ingredientes
  • 4 paus de canela;
  • Algumas gotas de limão;
  • 1 litro de água.
Modo de preparo
Colocar a canela e a água para ferver numa panela por 10 minutos. Depois, retirar os paus de canela, deixar amornar e espremer algumas gotas de limão antes de beber.
Consumir 3 xícaras deste chá por dia, antes do café da manhã, do almoço e do jantar. Para variar no sabor, é possível adicionar gengibre ao chá, por exemplo.

2. Água de canela

A água de canela pode ser preparada colocando-se um pau de canela em 1 copo de água, e deixando-o repousar por alguns minutos, para que a canela libere as mucilagens e gomas que ajudam a aumentar a saciedade.

3. Suplementos ou tintura de canela

Existem ainda suplementos de canela que podem ser comprados em lojas de produtos naturais ou através da internet. Nestes casos, é aconselhado seguir as instruções do fabricante ou de um fitoterapeuta, no entanto, as doses indicadas costumam variar entre 1 e 6 gramas diárias.

Além disso, para quem não gosta do sabor da canela, é ainda possível utilizar a tintura de canela, misturando-se algumas gotas em um copo de água e bebendo antes das principais refeições.

4. Incluir a canela na dieta

Como usar a canela para Emagrecer
É possível adotar algumas estratégias para incluir mais vezes a canela na dieta e obter todos os seus benefícios. Algumas são:
  • Beber 1 xícara de chá de canela no café da manhã;
  • Adicionar 1 colher de chá de canela em pó aos cereais ou panquecas do café da manhã;
  • Adicionar 1 colher de chá de canela em pó numa fruta ou sobremesa;
  • Tomar 1 xícara de chá de canela 15 minutos antes do almoço;
  • Adicionar 1 colher de chá de canela em pó a uma vitamina de iogurte natural com banana;
  • Tomar 1 cápsula de canela depois do jantar ou tomar 1 xícara de leite morno com um au de canela.

Quem não pode consumir

O extrato e o chá de canela não devem ser consumidos em caso de suspeita de gravidez, nem durante a gestação porque favorecem a contração uterina que pode causar aborto ou parto antes da data prevista. Também não é aconselhado o consumo de canela por pessoas que tenham alergia a esta especiaria, ou em casos de úlceras gástrica ou intestinal.

Postar um comentário

0 Comentários